Caro visitante!

Seja bem vindo ao Blog do Prof. Marcos! Ele está sendo criado e atualizado constantemente com todo o cuidado e esmero para que você possa aproveitar ao máximo a sua visita e se beneficiar dos conteúdos dos seus posts e demais seções. O layout do blog é bem simples o que facilita a visualização das seções e demais recursos.

Aqui são (serão) apresentados temas relativos às disciplinas de Química, Física, Matemática, Astronomia, Meio Ambiente e Educação. Os artigos sobre Metodologias de Ensino podem ser encontrados nas seções CULTURA CIENTÍFICA e REVISTAS CIENTÍFICAS, as quais são indicadas para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura. Entretanto, alunos do ensino médio que queiram se aperfeiçoar em seus estudos, também poderão acessar esses artigos.

Se você é estudante do ensino básico (fundamental ou médio), além das demais seções do blog, também poderá acessar as SIMULAÇÕES DE ASTRONOMIA, SIMULAÇÕES DE QUÍMICA, JOGOS DE QUÍMICA, JOGOS ON-LINE (lógica, raciocínio, matemática, etc.) e aprender se divertindo. Lembre-se de que a sua participação aqui no blog é muito importante para mim! Assim, se você quiser ou achar necessário, poderá postar COMENTÁRIOS nos vários temas publicados.

OBSERVAÇÃO:

Resolução de tela recomendada para visualização deste blog: 1024 x 768 pixels.

E agora, um grande abraço meu e ótimo proveito! Vamos ao blog?

Prof. Marcos Trindade Moreira


“A Astronomia, pela dignidade de seu objeto e pela perfeição de suas teorias, é o mais belo monumento ao espírito humano, o título mais nobre de sua inteligência”.

Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827). Matemático, Astrônomo, Filósofo


“Aquele que ensina está sempre a aprender, é cotidianamente agraciado com o convívio reabastecedor dos jovens, é obrigado por dever do ofício a se atualizar, é contaminado pela esperança, é desafiado a ter fé e jamais pode esquecer, pela natural confiabilidade da juventude, que a boa vontade é o estado de espírito mais essencial à transformação do mundo”.

Letícia T. S. Parente, 1991. Educadora Química


“(...) As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do teu olhar, da tua voz, do teu pensamento e da tua promessa. Precisam sentir que encontraram, em ti e na tua escola, a ressonância de falar a alguém que escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que elas trazem de generoso e de superior...”.

Freinet, 1996


“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.

Rubem Alves


terça-feira, 16 de março de 2010

THOMAS A. EDISON, UM EMPREENDEDOR QUE MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE


Como professor, quando passo um trabalho de pesquisa bibliográfica aos meus alunos, sempre lhes digo: "copiar textos de um autor não é crime desde que este último seja citado". Dias atrás, visitei o blog de um grande amigo meu - o professor Beto Mansur, de Londrina, companheiro de muitas andanças pelos cursos pré-vestibulares e colégios do norte e do noroeste deste nosso Estado do Paraná. Gostei muito de vários artigos postados pelo meu amigo em seu blog. Assim, decidi "copiar" um deles e apresentá-lo a vocês. O texto apresenta um exemplo histórico de PERSISTÊNCIA e EMPREENDEDORISMO.

EDISON, O PERSISTENTE CONSTRUTOR DE FUTURO

Beto Mansur

Na lista dos úteis e necessários inventos para nosso conforto pessoal e coletivo, temos a lâmpada elétrica incandescente. Um precioso artefato que nos dias de hoje, ter um dia-a-dia sem ela, não deve ser nada fácil, já que, mesmo sem a necessidade, hora ou outra, estamos por fazê-la funcionar.
Mas, esta preciosidade do Mundo dos Inventos se tornou realidade com a eficácia de Thomas Edison que, persistindo com a aplicação de centenas e centenas de elementos para se conseguir a incandescência de sua lâmpada, chegou a um resultado perfeito. Dessa forma, aos trinta e dois anos de idade, pelo seu potencial espírito empreendedor, e por suas ações transformadoras de matéria-prima em produto final, buscou sem medir esforços, a concretização de suas projeções e criações de um homem ativo, de final do século XIX. 
O inventor Edison trabalhou com a utilização de aproximadamente setecentos filamentos finos de carvão a alto vácuo. Disso, ele conseguiu a incandescência de sua lâmpada e assim, chegou ao resultado que pretendia; dessa forma, sem desistir, superou as suas adversidades no maravilhoso campo do empreendedorismo. Mais ainda: por suas ações, foi responsável pela criação de algo inusitado e com valor, já que o seu invento, em função da tecnologia que aplicou, favoreceu o aumento significativo da vida útil do produto. 
Daí, dentro dessa nossa ideia em questão, obviamente, o Edison empreendedor colocou em prática e não desistiu, o seu potencial intelectual construtivo e deixou o futuro ao seu dispor. Dessa forma, esse inventor, através da lâmpada elétrica, construiu o seu futuro e o da humanidade. 
E, para aqueles que desistem de concretizar os seus projetos de vida, pelo desinteresse de medir certas situações, já pensaram se Edison tivesse desistido? Com isso, podemos concluir que é a determinação de continuidade de um trabalho consciente e que pode alterar os cursos e as direções das nossas ações e pelo aceitar de novas ideias e de novas opiniões é que podemos concretizar nossos sonhos. 
Diante de tudo que inventou, principalmente, com a utilização da energia elétrica, Edison construiu a lendária Edison Eletric Light Company e que nos anos de 1950, foi transformada na GE - General Eletric, empreendimento que se tornou símbolo de qualidade e eficácia, e pela admirável incógnita que trouxe à tona: são os produtos que valem tanto pela qualidade ou será que é a própria marca GE
Portanto, quando pensarmos em alguém que persistiu, pelo seu comportamento empreendedor, por não ter desistido da concretização de seus projetos de vida e por ter desviado de obstáculos significativos que o poderiam ter freado em suas realizações, temos que considerar Thomas A. Edison o inventor que acreditou em possibilidades de realizações pessoais e pode ser considerado um construtor de futuro, uma vez que foi ele um dos homens que promoveu a passagem da Era do Vapor para a Era da Eletricidade.

Escrito por BETO MANSUR em 29/12/2009.
Disponível em: http://betomansur.zip.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar para... (Send To...)