Caro visitante!

Seja bem vindo ao Blog do Prof. Marcos! Ele está sendo criado e atualizado constantemente com todo o cuidado e esmero para que você possa aproveitar ao máximo a sua visita e se beneficiar dos conteúdos dos seus posts e demais seções. O layout do blog é bem simples o que facilita a visualização das seções e demais recursos.

Aqui são (serão) apresentados temas relativos às disciplinas de Química, Física, Matemática, Astronomia, Meio Ambiente e Educação. Os artigos sobre Metodologias de Ensino podem ser encontrados nas seções CULTURA CIENTÍFICA e REVISTAS CIENTÍFICAS, as quais são indicadas para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura. Entretanto, alunos do ensino médio que queiram se aperfeiçoar em seus estudos, também poderão acessar esses artigos.

Se você é estudante do ensino básico (fundamental ou médio), além das demais seções do blog, também poderá acessar as SIMULAÇÕES DE ASTRONOMIA, SIMULAÇÕES DE QUÍMICA, JOGOS DE QUÍMICA, JOGOS ON-LINE (lógica, raciocínio, matemática, etc.) e aprender se divertindo. Lembre-se de que a sua participação aqui no blog é muito importante para mim! Assim, se você quiser ou achar necessário, poderá postar COMENTÁRIOS nos vários temas publicados.

OBSERVAÇÃO:

Resolução de tela recomendada para visualização deste blog: 1024 x 768 pixels.

E agora, um grande abraço meu e ótimo proveito! Vamos ao blog?

Prof. Marcos Trindade Moreira


“A Astronomia, pela dignidade de seu objeto e pela perfeição de suas teorias, é o mais belo monumento ao espírito humano, o título mais nobre de sua inteligência”.

Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827). Matemático, Astrônomo, Filósofo


“Aquele que ensina está sempre a aprender, é cotidianamente agraciado com o convívio reabastecedor dos jovens, é obrigado por dever do ofício a se atualizar, é contaminado pela esperança, é desafiado a ter fé e jamais pode esquecer, pela natural confiabilidade da juventude, que a boa vontade é o estado de espírito mais essencial à transformação do mundo”.

Letícia T. S. Parente, 1991. Educadora Química


“(...) As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do teu olhar, da tua voz, do teu pensamento e da tua promessa. Precisam sentir que encontraram, em ti e na tua escola, a ressonância de falar a alguém que escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que elas trazem de generoso e de superior...”.

Freinet, 1996


“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.

Rubem Alves


sábado, 20 de março de 2010

EQUINÓCIOS

As datas dos Equinócios marcam os momentos de início das estações primavera e outono para os povos da Terra. Hoje, dia 20 de março, ocorre o equinócio da primavera para os habitantes do hemisfério norte, e de outono para os do hemisfério sul. No dia 22 (±1) de setembro (seis meses depois), ocorre o inverso: equinócio da primavera para o hemisfério sul e de outono para o hemisfério norte.


Somente nestes dois dias do ano, a duração do dia (12 horas, aproximadamente) é igual à da noite (12 horas, aproximadamente). São os dois únicos dias do ano nos quais o Sol “nasce” exatamente no ponto cardeal leste e “se põe” exatamente no ponto cardeal oeste. Aliás, esse fato astronômico deveria ser “bem ensinado” nas escolas. Infelizmente, não é isso que acontece na maioria delas. Mas, isso é assunto para outro “post”.

Equinócio é uma palavra derivada do latim (aequinoctium) e significa “noite igual”. Refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto ocorre quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde, para um observador, o Sol está situado exatamente no ponto de intersecção do círculo do equador celeste com o círculo da eclíptica; ou seja, instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente pela eclíptica, encontra o equador celeste, apresentando declinação de 0°.


A eclíptica representa a trajetória aparente do Sol no céu. Na imagem abaixo, obtida no momento do equinócio de outono para o hemisfério sul (20 de março), podemos observar que o centro do Sol, no seu movimento aparente, encontra o ponto de cruzamento das linhas da eclíptica (vermelha) e do equador celeste (azul).


Esse ponto é chamado “Ponto Vernal” e é especialmente considerado pelos astrólogos, pois marcava o início do signo de Áries. A entrada do Sol nesse signo determinava o início do Zodíaco. É quando o Sol, no seu movimento aparente pelo céu, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte.

O movimento de precessão do eixo terrestre afeta as datas dos equinócios. Esse movimento faz com que, a cada ano, o instante em que o Sol cruza o equador celeste aconteça cerca de 20 minutos mais cedo, em relação ao ano anterior. Acumulados ao longo de pouco mais de 2 mil anos, desde que esse movimento de precessão foi descoberto por Hiparco, esses 20 minutos anuais correspondem aproximadamente a um mês. É por isso que hoje, quando acontece o início da primavera para o hemisfério norte (equinócio vernal), o Sol passa pela constelação de Peixes e não mais pela de Carneiro (Áries), como acontecia na antiguidade. Veja a figura abaixo:


O Equinócio Outonal (22/09) marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto de Libra”. É o instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.

Vale lembrar que, como as estações do ano são opostas nos dois hemisférios, as denominações se invertem. E também, que poderá haver variação de um ou dois dias nas datas descritas para esses equinócios.

Na figura a seguir, elaborada sem respeitar escala, estão representadas as posições do nosso planeta em relação ao Sol, nos momentos de Solstícios e Equinócios, que definem os inícios das quatro estações do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar para... (Send To...)