Caro visitante!
Seja bem vindo ao Blog do Prof. Marcos! Ele está sendo criado e atualizado constantemente com todo o cuidado e esmero para que você possa aproveitar ao máximo a sua visita e se beneficiar dos conteúdos dos seus posts e demais seções. O layout do blog é bem simples o que facilita a visualização das seções e demais recursos.
Aqui são (serão) apresentados temas relativos às disciplinas de Química, Física, Matemática, Astronomia, Meio Ambiente e Educação. Os artigos sobre Metodologias de Ensino podem ser encontrados nas seções CULTURA CIENTÍFICA e REVISTAS CIENTÍFICAS, as quais são indicadas para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura. Entretanto, alunos do ensino médio que queiram se aperfeiçoar em seus estudos, também poderão acessar esses artigos.
Se você é estudante do ensino básico (fundamental ou médio), além das demais seções do blog, também poderá acessar as SIMULAÇÕES DE ASTRONOMIA, SIMULAÇÕES DE QUÍMICA, JOGOS DE QUÍMICA, JOGOS ON-LINE (lógica, raciocínio, matemática, etc.) e aprender se divertindo. Lembre-se de que a sua participação aqui no blog é muito importante para mim! Assim, se você quiser ou achar necessário, poderá postar COMENTÁRIOS nos vários temas publicados.
OBSERVAÇÃO:
Resolução de tela recomendada para visualização deste blog: 1024 x 768 pixels.
E agora, um grande abraço meu e ótimo proveito! Vamos ao blog?
Prof. Marcos Trindade Moreira
“A Astronomia, pela dignidade de seu objeto e pela perfeição de suas teorias, é o mais belo monumento ao espírito humano, o título mais nobre de sua inteligência”.
Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827). Matemático, Astrônomo, Filósofo
“Aquele que ensina está sempre a aprender, é cotidianamente agraciado com o convívio reabastecedor dos jovens, é obrigado por dever do ofício a se atualizar, é contaminado pela esperança, é desafiado a ter fé e jamais pode esquecer, pela natural confiabilidade da juventude, que a boa vontade é o estado de espírito mais essencial à transformação do mundo”.
Letícia T. S. Parente, 1991. Educadora Química
“(...) As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do teu olhar, da tua voz, do teu pensamento e da tua promessa. Precisam sentir que encontraram, em ti e na tua escola, a ressonância de falar a alguém que escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que elas trazem de generoso e de superior...”.
Freinet, 1996
“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves
quarta-feira, 31 de março de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
O Fantástico Relógio do Mundo!
terça-feira, 23 de março de 2010
O Céu Noturno e a Poluição Luminosa
Perder o contato com o céu é perder o contato com a natureza e com uma herança cultural que tem muitos milhares de anos. Em grande parte, trata-se de um fato inevitável, tal como é inevitável a cidade deixar de ouvir o despertar dos galos ou desconhecer o ciclo das colheitas. A culpa da perda de contato com o céu reside essencialmente na iluminação artificial que, nas grandes cidades, ofusca por completo quase todas as estrelas. Talvez surpreendentemente, quem mais sofre com isso não são os astrônomos, mas sim os cidadãos e o bolso dos contribuintes.
A iluminação dos monumentos é outra fonte de problemas. Não é necessário nem racional que recebam luz durante toda a noite, nem tem qualquer sentido iluminá-los de baixo para cima, fazendo com que a luz seja projetada para o espaço. A luz que se envia para a atmosfera é responsável por uma poluição luminosa adicional. Ela se reflete nas nuvens, em gotículas de água e poeiras em suspensão e cria nas camadas atmosféricas uma barreira à visibilidade das estrelas. A luminosidade que se vê ao longe sobre as cidades torna-se um obstáculo à observação do firmamento. E trata-se de um obstáculo criado, em grande parte, pelo esbanjamento. A poluição luminosa é simultaneamente um desperdício dos recursos públicos, uma barreira à natureza e um ataque à nossa cultura. Se não lhe pusermos um fim, dentro em breve haverá jovens cidadãos que nunca verão uma estrela, e que julgarão que as estrelas do céu têm mesmo cinco pontas.
sábado, 20 de março de 2010
EQUINÓCIOS
quarta-feira, 17 de março de 2010
terça-feira, 16 de março de 2010
THOMAS A. EDISON, UM EMPREENDEDOR QUE MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Como professor, quando passo um trabalho de pesquisa bibliográfica aos meus alunos, sempre lhes digo: "copiar textos de um autor não é crime desde que este último seja citado". Dias atrás, visitei o blog de um grande amigo meu - o professor Beto Mansur, de Londrina, companheiro de muitas andanças pelos cursos pré-vestibulares e colégios do norte e do noroeste deste nosso Estado do Paraná. Gostei muito de vários artigos postados pelo meu amigo em seu blog. Assim, decidi "copiar" um deles e apresentá-lo a vocês. O texto apresenta um exemplo histórico de PERSISTÊNCIA e EMPREENDEDORISMO.
segunda-feira, 15 de março de 2010
VOAR ALTO, COMO PIPA!
quinta-feira, 11 de março de 2010
Blog do Prof. Marcos
Este é o meu novo Blog! Pretendo postar artigos interessantes que contribuam para o nosso dia-a-dia!
Abraços a todos!