Caro visitante!

Seja bem vindo ao Blog do Prof. Marcos! Ele está sendo criado e atualizado constantemente com todo o cuidado e esmero para que você possa aproveitar ao máximo a sua visita e se beneficiar dos conteúdos dos seus posts e demais seções. O layout do blog é bem simples o que facilita a visualização das seções e demais recursos.

Aqui são (serão) apresentados temas relativos às disciplinas de Química, Física, Matemática, Astronomia, Meio Ambiente e Educação. Os artigos sobre Metodologias de Ensino podem ser encontrados nas seções CULTURA CIENTÍFICA e REVISTAS CIENTÍFICAS, as quais são indicadas para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura. Entretanto, alunos do ensino médio que queiram se aperfeiçoar em seus estudos, também poderão acessar esses artigos.

Se você é estudante do ensino básico (fundamental ou médio), além das demais seções do blog, também poderá acessar as SIMULAÇÕES DE ASTRONOMIA, SIMULAÇÕES DE QUÍMICA, JOGOS DE QUÍMICA, JOGOS ON-LINE (lógica, raciocínio, matemática, etc.) e aprender se divertindo. Lembre-se de que a sua participação aqui no blog é muito importante para mim! Assim, se você quiser ou achar necessário, poderá postar COMENTÁRIOS nos vários temas publicados.

OBSERVAÇÃO:

Resolução de tela recomendada para visualização deste blog: 1024 x 768 pixels.

E agora, um grande abraço meu e ótimo proveito! Vamos ao blog?

Prof. Marcos Trindade Moreira


“A Astronomia, pela dignidade de seu objeto e pela perfeição de suas teorias, é o mais belo monumento ao espírito humano, o título mais nobre de sua inteligência”.

Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827). Matemático, Astrônomo, Filósofo


“Aquele que ensina está sempre a aprender, é cotidianamente agraciado com o convívio reabastecedor dos jovens, é obrigado por dever do ofício a se atualizar, é contaminado pela esperança, é desafiado a ter fé e jamais pode esquecer, pela natural confiabilidade da juventude, que a boa vontade é o estado de espírito mais essencial à transformação do mundo”.

Letícia T. S. Parente, 1991. Educadora Química


“(...) As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do teu olhar, da tua voz, do teu pensamento e da tua promessa. Precisam sentir que encontraram, em ti e na tua escola, a ressonância de falar a alguém que escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que elas trazem de generoso e de superior...”.

Freinet, 1996


“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.

Rubem Alves


domingo, 16 de setembro de 2012

CORRIGINDO NOTÍCIA DO ALINHAMENTO PLANETÁRIO COM AS 3 PIRÂMIDES DE GIZÉ EM 03/12/2012!


Meus caríssimos amigos! 

Tem gente por aí que gosta de "aparecer na Internet", de se mostrar como "entendida" e fazer um "relativo" sucesso à custa da ingenuidade das pessoas leigas em fundamentos de Astronomia. Dias atrás, vi a fotomontagem abaixo no Facebook, fiquei curioso para saber se tal fato irá mesmo ocorrer no dia 03/12/2012 e resolvi pesquisar o assunto. 


Figura 1 - Imagem das três pirâmides e do alinhamento planetário, veiculada no Facebook.

Primeiramente usei o programa GOOGLE EARTH para achar as coordenadas geográficas aproximadas das três pirâmides do planalto de Gizé, cidade do Cairo no Egito, obter a orientação geográfica e o alinhamento dessas pirâmides. Assim obtive a imagem abaixo:


Figura 2 - Imagem das três pirâmides, vistas de topo, utilizando o programa Google Earth.

A seguir, usei meu programa STELLARIUM, um planetário virtual excelente que, configurado adequadamente com as coordenadas geográficas do local em questão (pirâmides de Gizé) e a data prevista (03/12/2012), me forneceu a imagem do céu que vamos observar nesse dia e local. Assim, obtive as imagens a seguir. 



Figura 3 - Imagem virtual do alinhamento dos planetas Mercúrio, Venus e Saturno no dia 03/12/2012 (no alto da imagem), como se estivéssemos observando o céu na base da grande pirâmide central (a). 


Figura 4 - Imagem virtual do alinhamento dos planetas Mercúrio, Venus e Saturno no dia 03/12/2012 (no alto da imagem), como se estivéssemos observando o céu na base da grande pirâmide central (b).

Consultando a história da construção das pirâmides pelos egípcios na HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, sabe-se que estas foram construídas com suas quatro faces voltadas para os quatro pontos cardeais norte, sul, leste e oeste nas épocas das suas construções e com uma precisão impressionante. Observando-se atentamente a Figura 2 acima, percebemos claramente essa orientação das faces das três pirâmides principais correspondente aos quatro pontos cardeais e que as três pequenas pirâmides secundárias (pirâmides das rainhas), já bem desgastadas pelo tempo, se encontram ao SUL  das três grandes pirâmides de Gizé. 

Também sabemos que no dia 03/12/2012 será quase final do OUTONO e quase início do INVERNO para o Egito, o qual está no HEMISFÉRIO NORTE, onde se encontram as três grandes pirâmides. Um observador, localizado na base da grande pirâmide central, ao longo do dia, poderá observar o Sol descrever uma TRAJETÓRIA CURVA APARENTE no céu, ORIENTADA PARA O LADO DO PONTO CARDEAL SUL, como podemos observar nas Figuras 3 e 4. 

Na Figura 3 também podemos observar que os três planetas Mercúrio, Venus e Saturno estão "quase" alinhados, da esquerda para a direita, e posicionados no céu como aparecem na Figura 1, a qual foi apresentada na Internet. Entretanto, esse alinhamento planetário do dia 03/12/2012 ocorrerá DURANTE O DIA e muito próximo do Sol, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4. Portanto, devido à excessiva claridade do céu, OS TRÊS PLANETAS NÃO SERÃO VISÍVEIS A OLHO NU. Assim, a imagem da fotomontagem da Figura 1 NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS FATOS! 

OUTRAS CONTRADIÇÕES NA FOTOMONTAGEM DA FIGURA 1:

Para observar o alinhamento dos três planetas com os vértices das três grandes pirâmides e posicionados no céu como mostra a Figura 1, o observador terá que se localizar num ponto da superfície terrestre adequadamente afastado das grandes pirâmides e próximo da direção do ponto subcolateral NORTE-NOROESTE (NNO). Neste caso, o observador estará vendo as três grandes pirâmides na direção SUL-SUDESTE (SSE) e os três planetas acima de seus vértices DESDE QUE O CÉU ESTEJA ESCURO! MAS ISSO NÃO VAI ACONTECER PORQUE O ALINHAMENTO OCORRERÁ DURANTE O DIA E OS TRÊS PLANETAS NÃO SERÃO VISÍVEIS A OLHO NU! 

Por outro lado, AS TRÊS PEQUENAS PIRÂMIDES DAS RAINHAS NÃO SERÃO VISÍVEIS AO OBSERVADOR, POIS ESTARÃO LOCALIZADAS ATRÁS DAS GRANDES PIRÂMIDES, na direção SUL-SUDOESTE (SSO). Neste caso, a fotomontagem da Figura 1 também NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS FATOS, POIS MOSTRA AS PEQUENAS PIRÂMIDES DAS RAINHAS À FRENTE DAS GRANDES PIRÂMIDES como se estivessem sendo observadas da direção SUL-SUDOESTE (SSO)! Assim observando, OS TRÊS PLANETAS ESTARIAM ALTOS NO CÉU, ATRÁS DO OBSERVADOR, NÃO SERIAM VISÍVEIS SOBRE OS VÉRTICES DAS GRANDES PIRÂMIDES E NÃO PODERIAM APARECER NA IMAGEM DIVULGADA!     

MARCOS TRINDADE MOREIRA
Pós-graduado em Química pela UEL- Londrina - PR.
Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Paraná. 
Astrônomo Amador e Químico Industrial.
Cianorte - PR - Brasil.
15/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar para... (Send To...)